Relativamente nova, o touro Girolando já se tornou uma das mais procuradas do setor leiteiro. Genuinamente brasileira, a raça conta com características que a fizeram se tornar um grande destaque na pecuária, como rusticidade e fácil manejo.
Além disso, o rebanho apresenta alta performance e boa adaptabilidade a diferentes condições climáticas e de pastagem. Desse modo, é excelente opção para pecuaristas de todos os portes e regiões. Acompanhe o post e saiba tudo sobre a raça.
Como surgiu o touro Girolando?
A raça surgiu na década de 40 e foi “por acaso”. Na época, um touro da raça Gir invadiu a propriedade vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa.
Quando os bezerros nasceram, os pecuaristas perceberam que os animais, ao crescerem, tinham características únicas e muito interessantes, incluindo a rusticidade e boa produção de leite.
A partir daí, os pecuaristas começaram a selecionar os melhores animais dessa raça híbrida a fim de aprimorar suas características e produção leiteira.
Anos mais tarde, em 1996, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente a raça Girolando. Também, foi criada a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para realizar o serviço de registro genealógico e o programa de melhoramento genético da raça em todo o país.
Quais são as características do gado Girolando?
Ao aliar as melhores qualidades das raças Gir e Holandesa, a preferência dos pecuaristas pelo touro Girolando deve-se às suas excelentes características. A seguir, confira as principais.
Desenvolvimento
Os bezerros se desenvolvem rapidamente, graças à habilidade materna, herança genética e à rusticidade e precocidade característicos da raça.
Então, os animais têm boa saúde desde pequenos, o que é um fator crucial para o sucesso da criação.
Adaptabilidade
A raça é capaz de se adaptar a diversas condições climáticas e geográficas, tornando-se uma opção atraente para produtores de todo o Brasil.
Ou seja, se desenvolve bem em regiões quentes e úmidas, bem como em áreas frias e secas.
Isso porque a raça desenvolveu uma capacidade de auto regulação do calor corporal. Dessa forma, consegue se adaptar bem em qualquer região.
Assim, há a possibilidade de criação do rebanho em todas as regiões do Brasil sem que haja prejuízo em sua produtividade.
Além disso, a raça tem boa capacidade de adaptação a pastagens e suplementação alimentar, o que contribui para a sua rusticidade e alta produção de leite.
Rusticidade
A rusticidade do touro Girolando permite que ele se adapte a diferentes tipos de pastagens e suplementação alimentar.
Assim, permite que os pecuaristas conquistem custos de produção mais baixos, o que é uma vantagem importante para a viabilidade econômica.
Então, isso significa que ele pode ser criado a pasto e ainda assim apresentar alta produção de leite.
Ainda, a rusticidade do Girolando também se reflete na boa saúde e resistência a doenças, o que ajuda a garantir uma produção de leite consistente e de alta qualidade.
Produção de leite
Sem dúvidas, essa é a característica mais marcante e a que faz o Girolando ser uma das preferências do setor leiteiro.
Afinal, a raça é responsável por 80% do leite produzido no Brasil e a média por vaca é de cerca de 3 mil litros por ano.
A vida produtiva de uma vaca por volta dos 36 meses de idade, alcançando o pico de produção até os 10 anos, produzindo satisfatoriamente até os 15 anos. A alta produção se dá por fatores como:
- tamanho das tetas;
- alta capacidade de conversão alimentar;
- eficiência reprodutiva;
- boa capacidade de suporte de úbere.
Manejo
O temperamento dócil do touro Girolando torna o manejo mais fácil e seguro, desde a realização de procedimentos de rotina como vacinação e ordenha, até a condução dos animais para o pastejo em outros locais.
Portanto, a docilidade também contribui muito para a segurança dos trabalhadores, pois os animais são menos propensos a se tornarem agressivos ou a causar acidentes.
Como tem uma estrutura corporal compacta, também há facilidade no transporte do rebanho, além de facilitar o trato sanitário e a reprodução.
Eficiência reprodutiva
A fertilidade do touro Girolando também é outro ponto forte da raça e uma das razões pelas quais é tão popular entre os pecuaristas. Os animais oferecem alta taxa de concepção, o que significa que as vacas desta raça são capazes de engravidar rapidamente após o acasalamento.
Além disso, a eficiência reprodutiva é reforçada por sua capacidade de se adaptar a diferentes condições climáticas e de manejo.
Ou seja, as vacas Girolando são capazes de conceber em ambientes variados. Outra característica importante é a capacidade de produzir filhotes saudáveis e fortes, com uma taxa de nascimento alta.
Portanto, os pecuaristas que investem na criação da raça podem esperar obter uma produção de novos animais de alta qualidade e com um bom desempenho.
Ainda, a anatomia do aparelho reprodutivo das matrizes é perfeita, sendo superior até mesmo a das raças puras (Gir e Holandesa). Desse modo, tanto as novilhas quanto as vacas têm baixos índices de problemas de parto e de retenção de placenta.
A idade média ao primeiro parto é por volta de 33 meses — sendo que a idade mínima é de 17 meses, enquanto a máxima é de 53 meses.
Ainda com relação à eficiência reprodutiva, nos touros Girolando, a auto regulação da temperatura do corpo está associada à temperatura da bolsa escrotal, ou seja, com a subida e descida. Assim, há uma melhor produção de espermatozoides viáveis.
Corte
Além da destinação à reprodução, os machos da raça conseguem desempenhar um ótimo resultado para a produção de carne. Isso se deve à adaptabilidade, resistência a doenças, velocidade de ganho de peso e capacidade de aproveitamento das pastagens.
Os animais apresentam um ganho médio acima de 1kg/dia. Dessa maneira, o touro Girolando apresenta a vantagem de poder ser criado para ambas as finalidades.
Quais são os graus sanguíneos do touro Girolando?
Embora a indicação seja de buscar a composição racial de 3/8 Gir + 5/8 Holandês, composições diferentes também são muito bem aceitas na formação do Girolando, desde 1/4 Holandês + 3/4 Gir, até 7/8 Holandês + 1/8 Gir.
Todas elas são consideradas boas dentro do Programa de Melhoramento Genético do Girolando.
Portanto, como você viu, o touro Girolando é uma excelente opção para os pecuaristas.
Afinal, os animais apresentam todas as características que um produtor procura para ter sucesso com sua criação.
Além da alta produção de leite de qualidade, também há uma boa produção de carne, fazendo com que os animais ofereçam a grande vantagem de podem ser destinados às duas finalidades.
Quer saber mais sobre raças, melhoramento genético e inseminação artificial? Então, siga a ABS nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook. Twitter, LinkedIn e YouTube.